sábado, 22 de novembro de 2014

Oficina de esmaltação com direito a entrevista do nosso estagiário Tresor

Dia para acabamento das peças que estarão em exposição no Sarau da Maria no dia 29/11 e na Casa das Caldeiras no dia 30/11.
Trabalho e correria para dar conta de tudo.
Mas, mesmo em meio a correria para acertar os detalhes finais de acabamentos, reservamos um tempo para que o nosso estagiário oficial da UNESP, Tresor Muteba me entrevistasse para apresentar em sala de aula o nosso projeto.
Falamos de como é o processo para iniciar um projeto, com a captação do recurso, a busca do patrocínio, que graças a Deus tivemos a PANCO, a seleção dos alunos, a evolução de cada jovem com o projeto e o Tresor, colocou as suas impressões sobre o que tem vivenciado conosco nesta fase do seu estágio.
Que bom poder contribuir com outros segmentos da sociedade também com o Ser Âmica. Com certeza, levar o nosso projeto à comunidade acadêmica é uma das minhas maiores metas agora. Ganhar este reconhecimento reconhecimento nos abrirá muitas portas futuramente.


                                                 

Depois do vídeo, fotos para registro. Detalhe importantíssimo: o nosso cinegrafista e fotógrafo do dia foi o Carlos Vinicius, já que o nosso fotógrafo oficial, Fabio Queiroz teve um outro compromisso e passou a responsabilidade ao pequeno jovem, que assumiu com muito primor o posto. 




Para apresentar uma performance em sala de aula, Tresor fez um vídeo para explicar o seu nome: Tresor "O Tesouro". Os alunos assistiram e aplaudiram ao final.



Daniel, com a sua máscara em argila creme com basalto. O resultado da queima é impressionante. Em breve publicaremos a peça pronta aqui.




Com o posto de fotógrafo assumido pelo Carlos, o jeito foi trabalhar coletivamente. Para realizar um painel com motivos egípcios, eles dividiram as tarefas e o Daniel assumiu os desenhos. Parabéns, meus artistas!!!


Tresor, Gabi e Thiago.


Gabi, Thiago e Nayara.


Joyce e Tresor. O nosso estagiário quis fazer uma máscara e pediu ajuda a nossa linda monitora.


O dia é sempre muito produtivo. Até o Tresor ajudou na esmaltação.




Pose para o Carlos, nosso fotógrafo.


Gabi com uma de suas peças esmaltadas.


Detalhes minuciosos para deixar tudo impecável na queima do vidrado.


Gabriel com uma de suas fruteiras, prontas para esmaltação.


Concentradíssima, Nayara com suas muitas peças para serem esmaltadas.






Sorrisos que já me deixam saudades. É tão estranho ficar longe destas jóias. Mas, faz parte da execução dos projetos, então, temos que cumprir.


João Vitor e Marcos firmam acordo. Será que irão fazer um painel juntos?


Este sofá está cada dia mais disputado. Quando termina a aula, os jovens sentam lá e quem disse que conseguimos tirá-los? A nossa hora de almoço fica quase preenchida com a gente tentando dar tchau. Não gostam de ir embora. Bom sinal, não é mesmo?


Thiago concentrado na esmaltação.




Joyce e Nayara fazendo graça.


Joyce exibe feliz a máscara que ajudou o Tresor a fazer. Pelo visto, ficou feliz com o resultado.




Gabriel e sua fruteira com detalhes de flores.


Aqui, com a sua máscara já esmaltada de preto metálico e antílope.


Serginho, que pegou firme com a professora as peças que deram defeito na queima do vidrado. A correção requer muita delicadeza na aplicação da segunda camada de esmalte.




A Nayara, que tem uma mão abençoada para esmaltação, também foi escalada para ajudar nas correções.


Que peixinho lindo. Quem será o comprador?


Correção da moldura do painel do Serginho. No transporte para a montagem da exposição do Cachoeira Tropical acabou quebrando um pedaço. Ainda bem que conseguimos consertar.




A professora precisou dar uma correção nas peças esmaltadas dos jovens, pois sempre ficam falhas que não são percebidas antes da queima.


Bete, nosso braço direito no projeto com Marquinhos.




João Vitor lixa uma saboneteira.


Marquinhos no acabamento do seu porta canetas.


Nathy, que precisou ser desacelerada quase a aula toda para poder esmaltar. Na fase da esmaltação, a ansiedade precisa estar bem longe e a paciência e calma são fundamentais.


A professora precisou pegar a câmera para registrar o nosso fotógrafo, Carlos Vinicius.


Gabriel, na finalização da esmaltação das suas peças.


Aqui, Gabriel faz o acabamento de um porta canetas.




Gabi, Gabriel e Daniel, atentos na hora de lixar as suas peças.


Bete orienta Thiago a esmaltar a sua peça.


Gabriel e Marquinhos, juntos se ajudaram para lixar as peças.


Detalhes captados pelo nosso fotógrafo, Carlos Vinicius. Enquanto a professora acompanhava os alunos na esmaltação, o jovem foi no quartinho do forno e registrou as peças antes da queima.










Máscara modelada pelo Tresor e Joyce.


Peças para a queima do vidrado.




Painel de peixe do Carlos Vinicius.


Fruteira triangular do Carlos Vinicius.


Peças biscoitadas prontas para serem esmaltadas.




Mão do Tresor em atividade.


Sinto que o nosso fotógrafo privilegiou as suas peças nesta oficina. Neste painel, iniciado na parte da manhã com o amigo Daniel, o Carlos fez vários ângulos das fotos. Uma figura este aluno. Adoro gratuitamente.




Observem a riqueza de detalhes do painel. Simplesmente, sensacional. Acho que nem colocarei para venda. Vai ficar para o acervo do projeto.










Nenhum comentário:

Postar um comentário